segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Estudos e os Celulares

Muitos pais me dizem que o mais difícil é começar a estudar, deixar o que se está fazendo para concentrar-se em outra coisa. São muitas distrações: televisão, jogos, tablets, celulares... Pensando nisso, desenvolvi algumas ideias que podem ajudar não só a forma como organizamos o estudo em casa, mas também em como utilizar esses gadgets da vida moderna a nosso favor. 

  • Garanto que você sempre dá ao seu filho um aviso antes de simplesmente dizer: "Hora de estudar!". Certo? Depois de ter dado o aviso, coloque o timer do celular ou tablet para dali a cinco minutos. Faça disso um jogo! Assim que o alarme tocar, começa a corrida! Corra até o local designado para estudar (é uma ótima idéia estabelecer um lugar da casa para isso, com o instrumento a postos, o banco a ser usado e a estante com os materiais). O primeiro que chegar com um grande sorriso nos lábios é o vencedor!

  • Traga o celular para o local de estudo, pois há muitas atividades em que você pode usá-lo. Ainda que eu prefira organizar o estudo de acordo com as tarefas a serem estudadas, pode ser uma boa ideia colocar o timer por um determinado tempo e parar de estudar quando o alarme tocar. Comece com 5 minutos e vá aumentando o tempo gradativamente à medida que seu filho vá se acostumando com a rotina de estudos. Você pode também dividir o estudos em várias sessões de 5 minutos e combinar com seu filho qual brincadeira vocês irão fazer no intervalo dos estudos. Envolver seu filho na organização do estudo (e das pausas) é uma ótima maneira de estimulá-lo a estudar! Escolha algo legal para fazerem juntos, como ler um livro de história por alguns minutos, brincar com um brinquedo favorito, colorir uma parte de um desenho, etc. 

  • Faça uma aposta de quanto tempo vocês se preparam para estudar. Quem vai vencer o timer? Ajuste o cronômetro e vá em frente!
  • Defina um tempo de foco, certamente não mais que um minuto. Coloque o timer e desafie seu filho em pequenas tarefas: Será que ele consegue concentrar-se em apenas um ponto de ensino, como manter os pés na posição de tocar? Queremos que seu filho sinta-se bem com a vitória, por isso seja realista com o tempo escolhido. Lembre-se que, com crianças, o tempo de prática deve ser curto.

  • Veja quantas repetições corretas da tarefa designada pode ser feita em um minuto. Crie um jogo e documente o progresso. Pode ser surpreendente e motivador para você e seu filho ver o quanto de nossas habilidades podemos desenvolver em apenas 1 minuto! 
  • Se seu filho tiver problemas de comportamento, combine quanto tempo vocês irão estudar com bons modos, por exemplo, ser educado um com o outro, estar pronto para começar quando você diz uma "palavra mágica", dizer obrigado, etc. Defina um tempo bem curto e vá aumentando o tempo progressivamente. E sempre procure motivar dando o exemplo com o seu bom comportamento. Após o tempo estipulado, recompense! Pode ser um adesivo, um abraço gostoso, uma volta de bicicleta, ler uma história, montar uma parte de um quebra-cabeça... Use a sua criatividade! Com tempo e paciência, logo as recompensas se farão menos necessárias. Elogios sinceros em breve serão suficientes.

  • Caso seu filho já demonstre vontade de estudar sozinho, defina um tempo curto para este momento. Combine com o professor o que ele já pode fazer sozinho e respeite este momento de independência. Há tarefas onde a sua supervisão é absolutamente necessária, mas há momentos em que os alunos tem sim condições de praticarem sozinhos. Esta pode ser, inclusive, uma recompensa! Depois da tarefa supervisionada, um momento livre para tocar o que quiser!

  • Importante: Assim que o alarme tocar, pare o estudo imediatamente! Dessa forma, seu filho saberá que pode confiar em você. 

  • Faça vídeos dos estudos e combine com seu filho para quem ele pode enviá-lo no final da prática. Crianças adoram mexer em celulares ou tablets e o simples fato de poder enviar um vídeo ou foto sua para a professora ou para um familiar que está longe pode ser motivador.

  • Divirta-se! Use sua criatividade, volte a ser criança e crie durante o horário de estudos, um momento especial entre você e seu filho. Estes momentos passam muito rápido, mas ficam pra sempre guardados na memória. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário