segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Olimpíadas na aula de música!

Porque não aproveitar o clima olímpico e utilizá-lo como incentivo para os estudos? Com o início do segundo semestre, gosto de pensar em maneiras de motivar os alunos, pois a volta às aulas é sempre um momento de recomeço, principalmente pra quem não manteve a regularidade de estudo durante as férias.

No ano passado, comecei o projeto do Estudo dos Campeões (que continua de vento em popa!) e o resultado foi imediato e duradouro. Com uma simples brincadeira, os alunos se tornaram mais estudiosos e puderam perceber a diferença entre uma boa semana de estudos e uma não tão boa. Mas o principal é: os pais também! Hoje os vejo muito mais conscientes da importância de estudar em casa e do quanto isso faz diferença no progresso de seus filhos. Quando os pais entendem este ponto, TUDO é mais fácil e a aprendizagem se torna muito mais natural. 

Para este segundo semestre, preparei duas folhas com o tema “Olimpíadas da Música‘‘! 


A primeira folha são os “cartões de estudo‘‘ onde o aluno, junto ao professor, irá decidir as tarefas a serem estudadas naquela semana. Meu objetivo aqui é dar-lhes um pouco de autonomia nas suas tarefas como uma forma de também ter certeza de que entendem como estudar e porque. 



A segunda folha é para colorir! Meus alunos adoram colorir, então dar-lhes uma folha dessas é sucesso garantido. Aqui a regra é: cada dia de estudo é uma parte do desenho a colorir. Enfatizo apenas que é para pintar uma parte do desenho por dia e não um boneco inteiro! Qualquer parte do desenho que esteja entre linhas é permitido. Normalmente, e com um pouco de supervisão dos pais em casa, eles entendem o que quero dizer. 

Para motivar ainda mais, farei um mural em sala de aula para expor os desenhos completos! Ver o seu desenho colorido junto aos dos colegas geralmente é bem motivador para os pequenos. 

E assim nos preparamos para um semestre cheio de aprendizado e diversão. Que criança não gosta de aprender brincando? 

Para fazer o download, clique aqui: 



“Estude apenas nos dias que você come.“
Shinichi Suzuki

2 comentários:

  1. Valeu Monica!! Gostei e vou usar!!
    Não entendi o ...pintar entre linhas....
    E cada cartão (São 4) é para um dia ou uma semana???
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza, que bom que gostou!
      Cada folha tem 4 cartões, eu estou usando 1 por semana para cada aluno.
      Quanto a colorir, eu peço que seja uma parte do desenho a cada dia de estudo. Por exemplo: um dia pinta o sapato de um dos bonecos, no outro pinta o cabelo, e assim por diante. O que peço é que não pinte o boneco inteiro em um dia pois senão a folha não irá durar o mês inteiro! Hehehe! Normalmente eles entendem bem.
      Comecei a semana passada e deu super certo! Eles adoraram! Depois me conta como foi?

      Excluir