Por Shinichi Suzuki
Não só na
música, mas em qualquer área, o êxito ou o fracasso na educação depende se
conseguimos ou não realizar o “princípio de desenvolver habilidades”. Por isso,
os que não sabem o que é desenvolver habilidades, não poderão criar crianças de uma
maneira bela. E aqueles que, sem saber como desenvolver habilidades e que
acreditam na ideia tradicional de que habilidade é algo inato, não deixarão de
perguntar: “Todos as crianças crescem da mesma maneira?”. Se entendessem a “lei
da habilidade”, uma pergunta assim tão estranha jamais seria formulada.
Os bebês na
idade da pedra, sem exceção, cresceram para ter o coração, a sensibilidade e a
habilidade da idade da pedra, sem ter em conta as diferenças de seu ambiente
durante seu crescimento. Claro que o coração, a sensibilidade e habilidade de
cada criança jamais serão idênticas as de outra. De qualquer forma, gostaria
sobretudo que todos conhecessem a “lei da habilidade”. O primeiro princípio que
se deve saber em educação é como se pode adquirir e nutrir uma habilidade, e
como se pode falhar em formá-la.
A habilidade
é assunto da psicologia do cérebro. A mão direita de uma pessoa destra adquiriu
mais sensibilidade, poder e habilidades que a mão esquerda. Essas habilidades
da mão direita se desenvolveram com um treinamento repetido do que já sabia
fazer. Por favor, entenda claramente que o principio de desenvolver uma
habilidade é a prática repetida do que cada um é capaz de fazer. Por exemplo, a
caligrafia. Para poder refinar sua mão, deves comparar o que escreveu com um
modelo e escrever muitas e muitas vezes. Então, a habilidade de escrever bem
cresce gradualmente. Creio que você poderá entender o método de desenvolver uma
habilidade com esse exemplo.
Logo que um
aluno aprende a tocar uma peça, eu lhe digo durante a aula: “Agora que sua
preparação acabou, vamos praticar para construir sua habilidade. A aula é só o
começo”. Digo-lhe que pratique comparando como toca sua peça com a gravação ou
tocando junto com ela. Isto serve para que gradualmente melhore o ritmo
musical, o som e a postura. Este é um ponto crucial para cultivar estudantes
excelentes. Somente quando o aluno conseguiu aprender a peça, o professor pode
começar a mostrar seu talento para desenvolver uma habilidade. Ainda assim,
alguns pais que não sabem este ponto chave da educação Suzuki acreditam que “ir
para a música seguinte significa estar mais avançado”. Tudo o que querem é
avançar para a peça seguinte. Tentando construir uma excelente habilidade, o
professor pode tentar instruir zelosamente de acordo com o principio de “criar
habilidade a partir de uma peça familiar que o aluno possa tocar”, mas alguns
pais parecem infelizes de que o professor “simplesmente não nos deixa avançar.”
Criar uma
habilidade avançada com uma peça antiga. Se este método se aplica
adequadamente, cada criança crescerá esplendidamente. Eu gostaria muito que os
pais pertencentes à Educação do Talento entendessem isso. É como aprender a
língua materna. Uma criança pequena repete a palavra que consegue falar todos
os dias. Pode parecer que é lento no começo, mas rapidamente incrementa seu
vocabulário aos cinco ou seis anos de idade, quando começa a conversar
fluentemente. Da mesma maneira, enquanto trabalha diligentemente em enriquecer
sua habilidade com peças antigas, o aluno logo começa a demonstrar uma
excelente habilidade para avançar rapidamente. Estamos praticando o mesmo
método da língua materna, que não falha com nenhuma criança.
Por favor,
deixem que seus filhos escutem suas gravações e trabalhem criando habilidades
em casa. Se uma criança não escuta a língua japonesa sendo falada, será um
péssimo falante de japonês. “Escutem e pratiquem, escutem e pratiquem”. Isto é
o mesmo que “observem um modelo e pratiquem, observem um modelo e pratiquem” da
caligrafia. Em todo caso, por favor pensem sobre isso pelo seu filho, para que
desenvolva sua habilidade. Em outras palavras, os centros do método Suzuki são
centros para estudar e promover o crescimento de crianças excelentes. Por isso,
eu peço a vocês, que estudem com empenho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário