segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Aumenta Tua Habilidade com uma Peça que Possas Tocar

Por Shinichi Suzuki


Não só na música, mas em qualquer área, o êxito ou o fracasso na educação depende se conseguimos ou não realizar o “princípio de desenvolver habilidades”. Por isso, os que não sabem o que é desenvolver  habilidades, não poderão criar crianças de uma maneira bela. E aqueles que, sem saber como desenvolver habilidades e que acreditam na ideia tradicional de que habilidade é algo inato, não deixarão de perguntar: “Todos as crianças crescem da mesma maneira?”. Se entendessem a “lei da habilidade”, uma pergunta assim tão estranha jamais seria formulada.

Os bebês na idade da pedra, sem exceção, cresceram para ter o coração, a sensibilidade e a habilidade da idade da pedra, sem ter em conta as diferenças de seu ambiente durante seu crescimento. Claro que o coração, a sensibilidade e habilidade de cada criança jamais serão idênticas as de outra. De qualquer forma, gostaria sobretudo que todos conhecessem a “lei da habilidade”. O primeiro princípio que se deve saber em educação é como se pode adquirir e nutrir uma habilidade, e como se pode falhar em formá-la.


A habilidade é assunto da psicologia do cérebro. A mão direita de uma pessoa destra adquiriu mais sensibilidade, poder e habilidades que a mão esquerda. Essas habilidades da mão direita se desenvolveram com um treinamento repetido do que já sabia fazer. Por favor, entenda claramente que o principio de desenvolver uma habilidade é a prática repetida do que cada um é capaz de fazer. Por exemplo, a caligrafia. Para poder refinar sua mão, deves comparar o que escreveu com um modelo e escrever muitas e muitas vezes. Então, a habilidade de escrever bem cresce gradualmente. Creio que você poderá entender o método de desenvolver uma habilidade com esse exemplo.

Logo que um aluno aprende a tocar uma peça, eu lhe digo durante a aula: “Agora que sua preparação acabou, vamos praticar para construir sua habilidade. A aula é só o começo”. Digo-lhe que pratique comparando como toca sua peça com a gravação ou tocando junto com ela. Isto serve para que gradualmente melhore o ritmo musical, o som e a postura. Este é um ponto crucial para cultivar estudantes excelentes. Somente quando o aluno conseguiu aprender a peça, o professor pode começar a mostrar seu talento para desenvolver uma habilidade. Ainda assim, alguns pais que não sabem este ponto chave da educação Suzuki acreditam que “ir para a música seguinte significa estar mais avançado”. Tudo o que querem é avançar para a peça seguinte. Tentando construir uma excelente habilidade, o professor pode tentar instruir zelosamente de acordo com o principio de “criar habilidade a partir de uma peça familiar que o aluno possa tocar”, mas alguns pais parecem infelizes de que o professor “simplesmente não nos deixa avançar.”


Criar uma habilidade avançada com uma peça antiga. Se este método se aplica adequadamente, cada criança crescerá esplendidamente. Eu gostaria muito que os pais pertencentes à Educação do Talento entendessem isso. É como aprender a língua materna. Uma criança pequena repete a palavra que consegue falar todos os dias. Pode parecer que é lento no começo, mas rapidamente incrementa seu vocabulário aos cinco ou seis anos de idade, quando começa a conversar fluentemente. Da mesma maneira, enquanto trabalha diligentemente em enriquecer sua habilidade com peças antigas, o aluno logo começa a demonstrar uma excelente habilidade para avançar rapidamente. Estamos praticando o mesmo método da língua materna, que não falha com nenhuma criança.


Por favor, deixem que seus filhos escutem suas gravações e trabalhem criando habilidades em casa. Se uma criança não escuta a língua japonesa sendo falada, será um péssimo falante de japonês. “Escutem e pratiquem, escutem e pratiquem”. Isto é o mesmo que “observem um modelo e pratiquem, observem um modelo e pratiquem” da caligrafia. Em todo caso, por favor pensem sobre isso pelo seu filho, para que desenvolva sua habilidade. Em outras palavras, os centros do método Suzuki são centros para estudar e promover o crescimento de crianças excelentes. Por isso, eu peço a vocês, que estudem com empenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário