terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Mãe Suzuki, por Milene Aliverti

A participação de hoje é de uma grande violoncelista e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Milene Aliverti.

De família de músicos, Milene sempre teve a música presente em sua vida e faz questão de que seus filhos tenham a mesma oportunidade. Os dois fazem violoncelo desde pequenos e tem se desenvolvido musicalmente de forma muito natural. Obrigada, Milene, pela participação!

1. Por que decidiu colocar seu filho a estudar música?
Por que acredito na importância do ensino de música para o crescimento pessoal. 
Ela é uma importante ferramenta para o desenvolvimento da coordenação motora fina, da matemática, da responsabilidade e do amor entre mãe e filhos. 


2. Como conheceu o Método Suzuki? 
Conheci no trabalho,  dando aulas e fazendo cursos. 

3. Qual é a sua maior dificuldade na trajetória como mãe Suzuki?
Entender que,  como mãe,  minha tarefa é educar um ser humano para ser uma pessoa melhor no mundo.  As vezes é preciso coragem para impulsionar a criança a estudar mesmo sem vontade.  Muitas vezes confesso que me senti culpada por fazê los estudar,  mas vejo agora que o importante é educar a ter responsabilidade,  mesmo que isso signifique ter que fazer algo sen vontade.  Os pais são responsáveis pelo ensinamentos dos seus filhos. 


4. E a maior alegria?
Ver meus filhos crescendo com alegria, e aprendendo a respeitar os professores e colegas. Vê los tocar é sempre um motivo de orgulho! 

5. Qual o impacto que a educação musical tem no crescimento de seu filhos?
Meus filhos são muito alegres e felizes e acho que o fato de terem contato com a música os fez assim. 


6. Como é a rotina de estudos em casa? 
Sou eu quem estudo na maioria das vezes com eles, mas aos poucos eles já estão começando a estudar sozinhos.  Sempre que chego em casa do trabalho, faço a janta deles e vamos estudar música por uma meia hora.  É um momento deles comigo onde podemos conversar e ficar juntos.  Esse é um momento nosso! 


7. Como é a participação do resto da família neste processo? 
Minha família mora muito longe, mas sempre mando os vídeos deles tocando e eles adoram e comentam com eles depois. 


8. Alguma dica preciosa para as famílias que estão começando nesta jornada? Algo que funciona muito bem ou que faria diferente hoje?
Educar é um gesto de amor e carinho, e exige dedicação.  Nada acontece por milagre na vida. Temos que saber que dá trabalho mas que acima de tudo,  traz muita felicidade.  Pais devem saber que tem nas mãos uma grande responsabilidade e que se simplesmente deixarem seus filhos fazerem o que quiserem eles serão o que muitas vezes não desejamos.  Precisamos pensar no futuro!  Ficar o mais que possível com uma criança de maneira saudável, fazendo coisas diferentes como estudar música,  faz a criança se sentir mais importante e isso no futuro vai fazer com que ela sinta você mais importante pra ela. A vida é uma rota de mão dupla! O importante é não desistir e lutar pelo que você acredita. Educar é um gesto de amor e isso não é fácil mesmo!  Mas vale a pena! !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário