segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Conferência Suzuki, Curso de Capacitação e mais!

Em maio desde ano, tive uma grande oportunidade que jamais vou esquecer: participei da Conferência Suzuki em Minneapolis, nos Estados Unidos!



Ao longo da minha caminhada como professora Suzuki, já tinha ouvido falar muito da conferência e de como era uma experiência que nós professores deveríamos ter, pelo menos uma vez na vida. Sabia que iria ser especial, mas não imaginada o quanto!

Estar lá foi a certeza de que estamos sim em uma GRANDE comunidade, uma grande família onde compartilhar experiências e aprender faz parte do nosso dia a dia. Todas as pessoas que encontrei, sem exceção, estavam lá para aprender. Porque ser professor não é saber tudo, mas sim estar aberto a aprender de seus alunos, de seus colegas e de suas experiências.

A entrada do Hilton Minneapolis onde aconteceu a conferência!

No primeiro dia de conferência, recebemos um livro com toda a programação do evento e a lista das muitas palestras que iriam ser apresentadas. O livro era imenso! E ali já me dei conta de que iria ter problemas para escolher o que ver, tudo era muito mas muito interessante! 

O pequeno guia da conferência com toda a programação, difícil é escolher o que ver primeiro! 

Me atrevi a apresentar um trabalho juntamente com a professora argentina Patricia Pasmanter sobre "O Ensino do Violoncelo na America Latina e a Importância do Método Suzuki no Processo". Confesso que foi meio surreal ver meu nome do meio de tantos professores experientes apresentando trabalhos sensacionais durante a conferência, deu um friozinho na barriga!



O grande dia da nossa apresentação chegou e foi uma grande experiência, fomos muito bem acolhidas e conseguimos mostrar um pouco do que tem sido o ensino do violoncelo na America Latina, algo tão desconhecido no norte da America!



Entre tantas palestras, a programação dos concertos era intensa e fui surpreendida pelo alto nível de tudo que foi apresentado. Desde crianças tocando lindamente à concertos de famílias tradicionais do universo Suzuki no mundo, como a Família Preucil, que tocou no maravilhoso Minnesota Orchestra Hall. Todos músicos profissionais de grande renome e ex-alunos Suzuki!

Concerto da Preucil Family no Minnesota Orchestra Hall

Um dos highlights da Conferencia foi o concerto chamado Suzuki Americas, onde pudemos ver (e ouvir) alunos de todas as Americas juntos! Alunos desde o Alaska até a Patagônia... e a plateia de pais e professores dançando ao som de músicas típicas dos países participantes. Inesquecível!

Concerto Suzuki Americas 2014

A delegação latino americana era numerosa e alunos desses países foram cuidadosamente selecionados para participar desde evento. A participação e o envolvimento deles foi demais e todos viajaram muitos quilômetros de casa para estar ali. A acolhida dos norte-americanos foi muito especial e vi muitos professores com lágrimas nos olhos ao ouvi-los tocar. Foi realmente emocionante! 



Para quem quiser ver um pouco do que estou falando, há um vídeo disponível do concerto neste link abaixo. Vale à pena! 


Mas a segunda razão de ter ido aos Estados Unidos era poder ter a oportunidade de conhecer a professora Tanya Carey, uma referência em ensino de violoncelo Suzuki no mundo. Tanya já esteve muitas vezes na America Latina, mas recentemente tem preferido dar seus cursos em sua casa, no subúrbio de Chicago. Portanto, professores de todas as partes viajam até lá para ter aulas com ela. 

Curso de Livro 4 Suzuki em andamento! 

E olha, realmente todo o deslocamento até lá valeu à pena. Foram 10 dias MUITO intensos! Tanya é uma professora incrível e de uma generosidade em passar tudo que já sabe em seus muitos anos de experiência que é realmente surpreendente. 

A sala da professora Tanya Carey durante os 10 dias de curso! 

 Cada curso durou 5 dias, e depois de 10 dias totalmente imersa por Suzuki, completei os livros 4 e 5. Tão feliz!

Grupo de professores e Tanya Carey no último dia! 

E assim, passei muitos dias nos EUA aprendendo e reafirmando minha paixão pelo Método Suzuki. Como já ouvi muitas vezes de outros colegas, "quanto mais aprendo, mais vejo que tenho muito a aprender", e que maravilha ser assim! Que maravilha viver uma vida de aprendizados, é isso que tento mostrar a meus alunos e é a isso que quero me dedicar. Aprender e ensinar.

Um comentário:

  1. Adorei seu blog muito bom, também sou apaixonado por esse maravilhoso instrumento..

    Uma postagem sobre as diversas posições do violoncelo seria interessante..

    ResponderExcluir