terça-feira, 4 de março de 2014

Volta às aulas (de música)!!!


A escola de música está prestes a começar e os professores estão se preparando para abrir as salas de aula cheios de energia para o próximo ano letivo. Inspirada em um post do blog Teach Suzuki e pensando no tipo de preparação que eu gostaria que minhas famílias Suzuki fizessem a fim de estarem prontos para o primeiro semestre, aqui está uma lista de alguns itens que considero importantes:

Verifique o tamanho do instrumento do aluno. Muitas crianças passaram por surtos de crescimento nos meses de férias, então este é um bom momento para verificar se o tamanho do instrumento da criança ainda é o apropriado. Para os estudantes de piano, verifique a altura do banquinho e almofadas para ter certeza de que a postura do seu filho está correta.

Renove os acessórios. Verifique se o seu filho tem os acessórios necessários para iniciar o novo ano letivo com o pé direito. Talvez este seja um bom momento para jogar fora aquele breu que rachou enchendo o estojo do instrumento do seu filho com migalhas de resina pegajosa. O seu filho tem os livros de música apropriados? Você está pronto para pedir o próximo livro? Você tem a gravação que seu filho precisa? Aliás, onde estão as gravações mesmo? Talvez seja a hora de comprar um CD novo pois o antigo está rachado ou perdido.

Reconsidere as atividades extracurriculares. Dê uma olhada realmente honesta e cuidadosa no tipo e quantidade de atividades extracurriculares que você programou para o seu filho neste semestre. Vamos ser honestos, você é a pessoa responsável por organizar a agenda de seu filho e permitir que se tornem superlotadas. Ele realmente precisa participar de todas estas atividades? Lembre-se que tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo faz com que você não seja muito bom em nada. Simplifique a vida e o nível de estresse da criança, mantendo a quantidade de atividades extras ao mínimo. Isso permitirá que seu filho experimente como é chegar a um nível mais alto ao tocar um instrumento, pois assim ele terá tempo e oportunidade para focar e praticar sem um monte de outras distrações concorrentes.

Programe momentos de prática. Pegue o seu calendário familiar novamente. Dê uma boa olhada em quando você pode programar os horários de prática do seu filho. Talvez seja uma boa ideia de realmente agendar estes horários de prática no calendário para que todo mundo se lembre de fazê-lo. Lembre-se também que não estamos à procura de quantidade e sim de periodicidade.  Como professora, sempre recomendo sessões curtas e regulares do que muito longas e espaçadas. Quando digo curtas, me refiro à aqueles 5 minutos antes do café da manhã, ou logo após o almoço. Com o tempo e a idade do aluno, este tempo pode ser aumentado. Esta é uma prática muito mais inteligente e saudável do que 30 minutos apenas no sábado de manhã ou antes de vir à aula, por exemplo. Precisamos levar esta questão muito à sério, pois só assim veremos os resultados que tanto almejamos. E realmente acredito que 5 minutos é um tempo totalmente possível para todas as famílias.

Agende aulas em grupo, ensaios de orquestra e eventos da escola no calendário da família. Ao fazê-lo, perceba conflitos de horários e planeje-se para organizar as atividades com antecedência. Talvez seu professor possa acomodar alguma mudança no horário desde que seja feita com antecedência. Tente manter a regularidade de ensaios e frequência nas aulas em grupo. Estas atividades são parte fundamental do aprendizado de um instrumento e devem ser levadas com responsabilidade. Lembre-se que, ao comprometer-se a participar de uma escola de música, você também está se comprometendo a participar da comunidade de alunos e pais desta escola. Participar das atividades em grupo da escola é ensinar às crianças o senso de responsabilidade e ter comprometimento com os demais.

Limpe o material de música, o estojo do instrumento, e qualquer outra coisa que você use para armazenar os materiais de aula, aulas de grupo e práticas. Peça ajuda ao seu filho e aproveite a oportunidade de redescobrir pequenos tesouros perdidos que vocês possam encontrar. Desta forma, você pode até desencadear o interesse em retomar a prática do instrumento quando a criança redescobrir aquele brinquedo perdido que vocês usavam para ajudar a prática em casa e que era tão divertido.

Repare e renove. Certifique-se de que o instrumento do seu filho está em condições de tocar para começar o ano letivo. Afine o piano de casa. Troque as cordas e a crina do arco. Certifique-se de que você tenha as gravações que seu professor espera que vocês estejam ouvindo à mão. Se o CD está riscado ou perdido, compre um novo. Compre uma flanela novinha para limpar o instrumento e o arco. Se o instrumento precisa de reparos, leve-o ao luthier.

Faça um estoque de materiais didáticos divertidos para ajudar você e seu filho a desfrutar do estudo em casa. Dados para ajudar as repetições, folhinhas para completar, material de colorir como prêmio ao final do estudo são apenas algumas ideias, use sua imaginação e utilize-se de brincadeiras que a criança goste para estimulá-la. Na internet é possível encontrar também muitas sugestões. Recomendo assistir a estes dois vídeos da professora Cecília Calvelo Hopkins com ideias excelentes e muito praticas:





Renove seu compromisso com as aulas e o ensino de música. Defina como prioridade as atividades de música - aulas, aulas em grupo e eventos da escola - e permita que estes compromissos ocupem um lugar no topo da sua lista de coisas para fazer. Não permita que outras atividades possam acabar se sobrepondo às maravilhosas experiências que você e seu filho terão na escola de música durante todo o ano letivo. E principalmente, torne este momento de aulas e atividades musicais uma oportunidade de usufruir da presença um do outro. Acredite, a infância passa rápido! E você terá saudades deste tempo.

Beijos!
Profe Mônica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário