segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Mãe Suzuki, por Ana Luisa Petek

Hoje quem vai participar do blog é a mãe Suzuki Ana Luisa Petek, mãe do João Pedro, advogado, e da Bibiana, cursando a faculdade de música no IPA e prestes a lançar seu primeiro disco. Ana Luisa acompanhou de perto a educação musical dos filhos e é uma verdadeira inspiração para todos os pais que estão nesta caminhada! Vale à pena a leitura!

Porque decidiu colocar seu(s) filho(s) a estudar música?
Meus filhos desde bebês escutavam música clássica,mais especificamente piano,pois estudei na minha juventude,cinco anos deste instrumento. Quando o João  Pedro estava com cinco anos pediu para estudar um instrumento para poder tocar aquelas peças clássicas que ouvia, sugeri o piano,mas a resposta dele foi a seguinte: -Mãe não gosto de teclas, prefiro as cordas.Foi então que procurei uma escola que ensinasse violino para criança.


Como conheceu o Método Suzuki?
Conheci o Método através de uma amiga que tinha os filhos na Escola Zequinha. Meu filho permaneceu 18 anos na escola e como hoje é adulto e precisa dar atenção a sua profissão,
não consegue participar das atividades , sentindo muita falta da convivência com   todos, pois foram 18 anos estudando na Escola Zequinha.
Qual foi a sua maior dificuldade na trajetória como mãe Suzuki?
Acho que não houve dificuldade,pois como venho de um método tradicional de estudo musical, achei muito mais fácil o estudo através do método Suzuki.


E a maior alegria?
Foram muitas alegrias, tanto com meu filho como com minha filha mais moça.A Bibiana teve algumas recaídas em querer desistir do estudo musical,bem na época da adolecência ,mas eu sempre dizia que quando alguma amiguinha estava na psicóloga ,nosso tratamento psicológico era a música.
A maior alegria foi que todo o investimento que fizemos tanto financeiro quanto a dedicação de acompanha-los na escola resultou para a Bibiana a escolha de estudar na faculdade de música e trabalhar em uma produtora musical, criando jingels e participando de grupos musicais se tornando uma multi instrumentista e hoje já gravou até um cd,com músicas autorais.


Qual o impacto que a educação musical teve no crescimento de seu(s) filho(s)?
Eu tenho certeza que muita coisa boa a educação musical trouxe aos meus filhos.Tais como: maior concentração,disciplina,sensibilidade,dedicação as suas tarefas,realizações pessoais e tudo isto para o resto de suas vidas tornando umas pessoas  mais felizes.

Como era (ou é) a rotina de estudos em casa? Foi fácil estabelecer esta rotina? Ou foi o maior desafio?
No início dos estudos foi um pouco difícil pela pouca idade que tinham 4 e 5 anos ,mas tudo  era adaptado para as idades.
Eu lembro que eram 10 min por dia e era muito bom, pois sentíamos o progresso dia após dia,assim no fim de uma semana até a próxima aula com o professor era algo que nos deixava realizados por todo o progresso alcançado.


Como foi a participação do pai neste processo? Afinal, a responsabilidade não é só da mãe, certo?
O pai participava somente nas apresentações e aplaudir a cada fim de estudo em casa. Este processo foi combinado pois eu não trabalhava fora,podendo assim acompanhar as crianças no dia todo.


Alguma dica preciosa para as famílias que estão começando esta jornada? Algo que funcionou muito bem ou algo que faria diferente hoje?
O que tenho para dizer é que não desistam.Estive em várias situações apara deixá-los desistir e forcei ficarmos na Família Suzuki, sempre mostrando o que tinha de maravilhoso o método e a escola de música.
Hoje em várias situações eles me agradecem a oportunidade de termos vivido tudo isto.
O que faria diferente, seria  ter insistido para a minha filha mais velha ter ingressado também na escola, pois deixou de viver muitas coisas boas,conhecido pessoas maravilhosas que passaram por nós durante toda esta trajetória musical.


Preciso divulgar aqui um pouco do trabalho da Bibiana, pois está da maior qualidade. Quando fiquei sabendo que a Bibiana estava prestes a lançar seu CD, fiquei muito feliz por ela pois a conheço desde pequena e tenho um carinho muito grande pela família, mas quando ouvi o trabalho... uau! Fiquei surpresa com a linda voz e o talento dela, a menina cresceu e tem encantado a todos que tem o privilégio de ouvi-la! Aqui vai um pouquinho da Bibiana:



Logo o CD "Dengo" está por aí e promete dar o que falar! Parabéns, Bibiana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário