quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Como escolher um professor

* Tradução do guia "How to Choose a teacher" do site da Suzuki Association of the Americas


Quando você tiver determinado que seu filho aprenda um instrumento através do Método Suzuki, você vai querer encontrar um professor para trabalhar com você e seu filho. Esta é uma decisão importante, pois essa relação pode ser de longa duração com um grande impacto na experiência musical de toda a sua família.

Você pode obter listas de professores membros da SAA em todas as áreas dos EUA, Canadá e América Latina por meio do 'Find a Suzuki Teacher' uma pesquisa de Professor. Os professores que são membros da Associação Suzuki das Américas são dedicados aos princípios do Método Suzuki e seu próprio desenvolvimento profissional contínuo através dos cursos de formação oferecidos pela SAA .

Uma vez que você tem os nomes de alguns possíveis professores, você pode começar a reunir as informações que você precisa para escolher o melhor professor para o seu filho. Abaixo estão algumas orientações para ajudar neste processo.

  • Observe alguns professores no trabalho. Muitos professores Suzuki realmente necessitam que futuros pais e crianças observem as aulas individuais e em grupo e outras atividades antes do início do estudo.
  • Quando você assistir as aulas de um professor em potencial, observe as relações entre professor e criança, e professor e pai. O ambiente é agradável e descontraído? O professor espera e recebe uma atenção respeitosa? Existe um bom equilíbrio entre o trabalho concentrado e o bom humor? Os comentários do professor são de apoio e incentivo, mesmo quando as correções necessárias são feitas? O professor mostra uma compreensão dos problemas técnicos básicos e demonstra como eles podem ser resolvidos? Será que o professor verificou se o pai compreendeu os objetivos para a prática em casa? Para perguntas como estas, adicione os pré-requisitos importantes para você.
  • Procure um cuidado carinhoso com a criança juntamente com elevados padrões para cada nível de performance. Cada criança deve ser constantemente desafiada a produzir o melhor do qual ele/ela é capaz. É possível que isso seja feito em uma atmosfera de amor e encorajamento, e este é o objetivo dos professores que seguem a filosofia da Suzuki.
  • Pergunte aos professores se eles são membros da SAA e pergunte sobre a sua formação e experiência. A maioria dos professores estão felizes em lhe dar essa informação. Você também pode entrar em contato com o escritório da SAA para obter informações sobre os cursos de capacitação que esses professores têm registrado com a Suzuki Association of the Americas. Não se deixe enganar acreditando que "qualquer um pode ensinar Suzuki". É bom ter alguém que ama crianças, elogia e as encoraja, oferece oportunidades de escuta e usa o repertório Suzuki, mas o professor também deve ter conhecimento da técnica do instrumento e da filosofia que subjaz o Método Suzuki.
  • Informe-se sobre as expectativas do professor em relação ao seu/sua aluno e deixe que o professor saiba sobre as suas expectativas, sua compreensão da abordagem Suzuki, e o compromisso da sua família para estudo Suzuki.
  • Converse com os pais de outros alunos no estúdio ou programa sobre a experiência de sua família.

Mudando de cidade/local/estado/País?

As sugestões acima também são úteis se você estiver trabalhando com um professor Suzuki, se você está se mudando ou está pensando em encontrar um novo professor por outras razões. Aqui estão algumas ideias adicionais para se ter em mente quando queremos mudar de professores:

 - Se você alterar os professores na mesma área, é cortês falar para o seu professor atual que você não pretende continuar a estudar com ele, para que ele ou ela não reserve este tempo de aula para seu filho.

 - Procure não fazer comparações entre os antigos e novos professores, a fim de facilitar a transição para o seu filho.

Tradução para o português: Renata Pereira (AMSSP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário