segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Como as aulas de musicalização preparam seu filho para a escola


1. Aulas de música na primeira infância, que incluem o envolvimento dos pais e com foco em aprender de forma divertida e de acordo com a etapa de desenvolvimento vivido pela criança, desenvolvem o interesse pelo aprendizado para a vida toda. 
2. Práticas com a pulsação da música, atividades de movimento e tocar instrumentos ajudam a desenvolver a coordenação e habilidades motoras necessárias para cortar com uma tesoura, segurar o lápis, ou chutar uma bola, por exemplo.
3. Aulas de música ensinam rimas, versos e, posteriormente, os conceitos básicos de leitura musical e assim preparam  o caminho para a alfabetização.
4. Aulas de música proporcionam ao seu filho um lugar para praticar aquelas habilidades sociais de suma importância, como cooperar, dividir, e seguir instruções.
5. Aulas de música vão incentivar seu filho a pensar de forma criativa, desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas.
6. Em um ambiente onde o processo, e não o desempenho, é valorizado, aulas de música ajudam a desenvolver a auto-confiança e a vontade de experimentar coisas novas.
7. Aulas de música estimulam gradualmente a independência da criança e ajudam, com sucesso, a transição para a sala de aula.
8. Nestas aulas, as crianças têm a oportunidade de se relacionar e interagir com o professor, aprender a ouvir e responder a alguém além dos adultos que o cercam em casa.
9. Investigadores e estudiosos têm demonstrado uma e outra vez que a música afeta positivamente a criança em todas as áreas de desenvolvimento - social/emocional, linguagem, cognitivo, físico e linguagem/alfabetização.
Artigo escrito por Theresa Case, educadora licenciada Kindermusik em Greenville, USA. 


Beijos!
Profe Mônica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário