domingo, 28 de julho de 2013

Smartphone e o estudo em casa!

* Traduzido do post "Music Practice and the Smartphone" do ótimo blog "Music in Practice" de Sue Hunt:


Você se sente culpado em "chatear" seu filho a fazer a prática musical diária? Quantas vezes o seu filho responde: "Só um minuto!" Você então começa uma contrariada contagem regressiva? Nada disso é necessário quando você tem um smartphone à mão.

Não, eu não quero que você comece a telefonar para seu filho. Pode cancelar esta função! Faça o timer do seu telefone trabalhar para você. Aqui estão algumas sugestões do livro "Prática de 100 dias". Ninguém pode argumentar com algo que só vai fazer "Pip-pip-pip ..." Se você não tem um celular, continue a ler, porque você ainda pode usar o timer da cozinha.

•1 Eu tenho certeza que você sempre dá ao seu filho um aviso, antes de simplesmente dizer, "Hora de tocar!" Depois de ter dado o aviso, coloque o timer para dali a cinco minutos até a hora tocar.  Faça disso um jogo! Assim que ouvir o sinal, começa a corrida! Correndo até o "cantinho de tocar", o primeiro a chegar com um grande sorriso nos lábios é o vencedor. Da próxima vez, vejam se alguém consegue quebrar o recorde!

Ainda melhor, você pode enganar um pouco seu filho e deixá-lo ganhar chegando antes no "cantinho de tocar"? Lembre-se que as crianças pequenas gostam de ganhar. O segredo é abrir mão de seus próprios instintos competitivos, sem levantar suspeitas do seu filho.

•2 Traga o Smartphone para o cantinho de tocar, pois há muitas coisas em que você pode usá-lo. Algumas famílias colocam o timer para 30 minutos no início da prática e param quando terminam o tempo. Enquanto isso funciona para alguns, eu pessoalmente, prefiro fazer um estudo de acordo com tarefas a cumprir.

•3 Faça uma aposta de quanto tempo demora para ficarem prontos para tocar. Quem vai vencer o timer? Ajuste o cronômetro e vá em frente!

•4 Defina o cronômetro para alguns segundos, certamente não mais que um minuto. Será que seu filho consegue concentrar-se em apenas um ponto de ensino, como manter os pés na posição de tocar sem se mexer? Queremos que seu filho se sinta bem com a vitória, por isso não o desafie demais. Lembre-se que, com crianças, o tempo de prática deve ser curto.

•5 Veja quantas repetições corretas da tarefa designada pode ser feita em um minuto. De uma forma ou de outra, o resultado pode surpreender aos dois!

•6 Aqui vão outras ideias legais que você pode fazer com o cronômetro do seu celular. Ele pode ajudar a incutir foco e bom comportamento durante os estudos em estágios muito sutis: 

a) Escolha algo legal para fazerem juntos, como ler um livro de história por alguns minutos, ou brincar com um brinquedo favorito, etc. 

b) Concordar em quanto tempo vocês irão praticar com bons modos de comportamento, por exemplo, ser educado um com o outro, estar pronto para começar quando você diz uma "palavra mágica", dizer obrigado, etc. Se você tiver problemas com bom comportamento, ou se seu filho ainda for muito pequeno, defina um tempo bem curto. E sempre procure motivar dando o exemplo com o seu bom comportamento. 

c) Defina um tempo para a atividade de recompensa previamente combinada. 

d) Coloque o cronômetro: PREPARAR! APONTAR! JÁ! Algumas crianças precisam de lembretes sobre o bom comportamento. No entanto, se você sentir que está começando a perder a concentração, pare com a prática. Lembre-se, tudo é aprendizado.

e) Pare no momento em que o timer apitar. Isso ajudará seu filho a saber se ele pode confiar em você.

f) Defina o cronômetro de novo e faça a atividade de recompensa até que o timer apite novamente.

g) Repita este processo quantas vezes for prazeroso para os dois.

Inspire-se no blog  "Music in Practice" para mais ideias, jogos e ajuda durante o estudo em casa!

Beijos!
Profe Mônica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário