sexta-feira, 26 de julho de 2013

Os 12 passos para o sucesso de seu filho

Desde o início do ano, temos realizado reuniões de pais na Escola de Música Tio Zequinha. Estas reuniões são um projeto da direção da escola juntamente com a coordenação dos cursos eruditos e da parte de musicalização e teoria musical para resgatar a presença dos pais dentro da escola. Como escola Suzuki, nós sabemos da importância da participação efetiva dos pais neste processo de educação musical na vida das crianças e é de nossa responsabilidade informa-los sobre o funcionamento do Método Suzuki desde a sua essência. Pais informados e conhecedores do Método, são pais motivadores e conscientes. E pais presentes e motivados vem acompanhados de crianças felizes. :)


Portanto, trago para o blog alguns pontos que foram abordados durante as reuniões, pontos estes que foram chamados de "Os 12 passos para o sucesso de seu filho", e os quais eu compartilho aqui:

1. Garantir que seu filho esteja ouvindo o CD do Método Suzuki todos os dias (durante as refeições, enquanto brinca, tomando banho, no carro...).

2. Participação efetiva dos pais nas aulas junto ao professor, como também nos estudos em casa e nas atividades da escola de música.

3. Criar em casa um ambiente musical favorável, com carinho, compreensão e boa música! 

4. Assumir uma postura positiva durante a aula e os estudos, dar bons exemplos e elogios sinceros.

5. A busca pela qualidade deve ser sempre uma tônica para os alunos da metodologia Suzuki.

6. Troque a competição pela cooperação.

7. Amar seu filho de forma incondicional e ajudá-lo em todos os obstáculos que se apresentem assim como com as dificuldades que surjam na prática de casa. Principalmente aceitá-lo como é.

8. Repetição com constante avaliação (nunca saturação) é um ponto importante no estudo. Crianças adoram repetição pois é uma forma de sentirem-se seguras. É muito difícil gerar habilidades sem passar pelo caminho da repetição.

9. Deve-se praticar o instrumento musical todos os dias, em seções não muito longas para não cansar e tocar sempre com alegria.

10. Repertório musical comum como ponto principal da socialização nas escolas Suzuki em todo o mundo. 

11. Caráter primeiro, habilidade depois.

12. Educação é amor. Não deixe simplesmente a educação de seus filhos sob incumbência de outros, tornando as crianças totalmente responsáveis pelo próprio sucesso ou não.
Vamos educar nossos filhos através da música para que, quando sejam adultos, saibam apreciar a beleza que os rodeia e vivam em paz consigo mesmos e com o seu meio.

Logo trarei mais ideias de como ajudar a prática instrumental dos pequenos em casa. Ideias divertidas e que ajudarão as práticas em casa de forma muito mais alegre e efetiva. Aguardem!

Beijos!
Profe Mônica. 

4 comentários:

  1. Gostei muito não tenho filho mais tenho um irmão, muito bom, ótimas dicas e para mim que sou adolescente vai servi muito. Não comecei desde criança, mas estou aprendendo! Essas dicas serve para todos. Parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Taila! Espero mesmo que ajude a todos!
      Grande beijo!

      Excluir
  2. Adorei, Monica! Parabéns e obrigada por nos apresentar dicas tão inspiradoras.
    O trabalho das crianças é árduo, mas o nosso, de pais, é tanto quanto ou até maior. Estou sempre fazendo um "mea culpa" sobre meu trabalho como mãe com a Calíope e acredito que estou seguindo cada uma dessas sugestões (pelo menos até agora).
    Espero sempre encontrar visões críticas sérias, ponderadas e embasadas que contribuam para minha função como incentivadora e que contribuam para o desenvolvimento dela.
    Se ela quiser continuar a estudar música, legal. Se ela decidir parar, que leve para a vida o aprendizado recebido e que tudo o que pode ser vivenciado que tenha sido muito prazeroso. Sucesso pra ti, sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla, muito obrigada pela visita ao blog!
      A Calíope é uma ótima aluna e não tenho dúvidas de que isto é o resultado de um trabalho conjunto entre professor/aluno/pais. Esta é a receita do sucesso e vocês são prova de que com estes 3 elementos muito pode ser conseguido.
      Farei o meu possível para trazer tudo que possa ajudar aos pais e alunos nessa jornada. Tenho lido muito sobre o método e tenho muito a compartilhar. Não é fácil arranjar tempo para postar no blog no meio de todo o turbilhão que é essa vida de professora mas prometo que farei o meu melhor!
      Grande beijo!

      Excluir