sexta-feira, 6 de abril de 2012

Sonhar e realizar os sonhos!

Sabe algo que você colocou muito esforço, tempo e dedicação, e que por isso mesmo, por ter dado tanto trabalho e ter demorado tanto, parece difícil dizer que um dia vai ficar pronto? Pois era essa a sensação que eu tinha sempre que mexíamos nesse trabalho:



Fazia anos que a nossa escola de música precisava de uma nova gravação para a classe de musicalização. A gravação que utilizávamos era muito, muito antiga, da época em que se gravava em fita-cassete ainda, e portanto a qualidade não era das melhores. Além de que o trabalho foi se aprimorando e muita coisa foi acrescentada com o passar do tempo e, portanto, precisava ser registrada.


Passamos o verão de 2011 inteiro trabalhando nisso, entre gravações e mais gravações. A gente só tem noção de verdade da trabalheira que dá fazer um CD desses quando realmente vamos colocando a mão na massa. Passamos um verão inteiro gravando e mais um ano todo tentando finalizar a gravação (depois de gravado, é preciso masterizar e equilibrar todo o áudio da gravação) além de trabalhar ativamente na finalização da parte gráfica do livro. Claro que esse processo não precisa ser tão demorado, mas demos um certo azar ao escolher alguns profissionais que acabaram não cumprindo prazos e nos deixaram na mão durante muito tempo. Mas enfim... em dezembro estava finalizado e era só terminar alguns detalhes.



E finalmente o dia de ver esse livrinho finalizado chegou! Confesso que enchi o olhos de lágrimas quando vi. Além de ter ficado lindo, parecia um sonho tão distante de se realizar! Foi uma emoção muito grande ver todo o nosso esforço ali, materializado em forma de um lindo livro e um CD da melhor qualidade para os nosso alunos.

A cada página vista e a cada música escutada, fomos nos enchendo de satisfação por ter feito algo precioso e necessário para que a nossa escola possa crescer ainda mais, além de ter sido um marco na nossa carreira como educadoras de música. Cada canção foi escolhida com todo o cuidado para que possa ser uma ferramenta importante para o aprendizado dos alunos dentro e fora da sala de aula.



Além disso, cada canção tem uma função específica no desenvolvimento global dos alunos e fizemos questão de frisar esses objetivos e benefícios bem claramente, tanto em cada canção quanto no verso do livro com um símbolo. Olha só:



O reconhecimento da qualidade do material tem sido super comentado pelos pais, e estamos satisfeitas de estar oferecendo o melhor aos nossos alunos. Ver a carinha deles tão felizes ao identificar suas canções preferidas e curtindo cada página e cada desenho que escolhemos com tanto carinho nos enche de orgulho. 

Preciso agradecer enormemente às minhas colegas e parceiras neste trabalho, minha mestra Maria Elena Gallicchio e minha colega (e irmã), Juleandra Lima, pois sem esse trabalho em equipe nada disso teria sido possível. Cada uma acrescentou e enriqueceu este livro com suas idéias e o resultado foi algo muito positivo. Temos ainda muitos planos para essa parceria, não vai parar por aqui não! 



Nunca pensei em ter meu nome estampado em um livro pedagógico como esse, mas confesso que estou muito, muito realizada e feliz por tudo o que o meu trabalho tem me proporcionado.

Realmente sonhar é bom, mas melhor ainda é realizar os sonhos!

6 comentários:

  1. Parabéns Mônica!!! Parabéns pra Jule também!!! São realizações como esta de que precisamos pra construir um mundo melhor!!!
    Bjs!!!

    Clairton Rosado

    ResponderExcluir
  2. Este trio e fora de serie!!!! Parabens as alunas Monica e Juleandra e a grande mestra Maria Helena, toda minha admiraçao e o meu aplauso. beijos com carinho e saudade Raquel

    ResponderExcluir
  3. Foi uma grande satisfação poder participar deste trabalho, pois é fruto de um esforço de pessoas idealistas e muito queridas, que sonham com um mundo melhor, mas não ficam somente sonhando... tratam de FAZE-LO! Contem sempre! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela tua participação neste trabalho, Samuca. Sem dúvida, sem a parceria com profissionais qualificados como tu, nada disso seria possível. Parabéns a ti pelo excelente trabalho gráfico neste livrinho.

      Excluir