quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A beleza do reencontro

Tem pessoas que passam por nossa vida e que só deixam beleza pelo caminho. E reencontrá-las faz parte daquelas experiências da vida que a gente só pode agradecer enormemente.

No último fim de semana, tive o grande prazer de reencontrar, aqui em Porto Alegre, meu querido professor e mestre Iñaki Etxepare. Desde que terminei o conservatório de música na Espanha em 2005 nunca mais o tinha visto. Mantínhamos contato por e-mail e Facebook, mas nos encontrarmos pessoalmente sempre pareceu algo muito improvável, afinal eu já tinha atravessado o oceano e estava bem longe, enquanto Iñaki vive na Espanha. Mas a vida se encarregou de que esse reencontro fosse possível. E sou muito grata por isso!

Visita de Inãki a Porto Alegre
Iñaki foi meu professor durante todo o meu tempo na Espanha e teve um impacto muito grande na minha carreira e na minha vida. Me lembro como se fosse hoje a última conversa que tivemos antes de eu ir embora pra Londres. Já tinha feito o recital de formatura, estava super aliviada mas apreensiva, pois não sabia muito bem que rumo seguir nem como minha carreira iria se desenrolar na Europa. Além de tudo ia para uma cidade estranha recomeçar do zero. Apreensão pura.

Dedicatórias no Livro de Pedagogia do Violoncelo, de Iñaki Etxepare


Entre muitas coisas, Inãki me disse da importância do meu trabalho no Brasil, em como o meu país necessitava de mim muito mais do que eu imaginava. Me falou com todas as letras que eu deveria voltar pra casa e retomar meu trabalho na escola de música onde estudei e que hoje trabalho. Falou de como a minha experiência fora do Brasil poderia ser importante para a educação musical do meu país.

Violoncelistas!
Na época não quis escutá-lo, afinal sentia que meu tempo na Europa ainda não tinha terminado, e até achei que ele estava muito, muito equivocado. Não tinha intenção de voltar pro Brasil, isso é fato.

Mas quis a vida que eu voltasse pra casa, e hoje me vejo fazendo exatamente o que ele me dizia. Hoje entendo tudo o que ele quis transmitir pra mim naquela breve conversa. E é maravilhoso me dar conta que sim, ele tinha toda razão!

Masterclass de Iñaki Etxepare na Escola de Música Tio Zequinha!

Por uma grande casualidade, ele acabou vindo ao Brasil para uma série de concertos em várias capitais do país, incluindo Porto Alegre. Entrou em contato comigo pra saber se estaria por aqui nessa época. Lhe disse que sim, e que inclusive agora estava vivendo em Porto Alegre e dando aulas na escola de música da família. O convidei a visitar a escola e a dar uma masterclass para os alunos daqui. Ele prontamente aceitou!

Concerto do Duo Pik Nik, com Iñaki Etxepare e Marta Roma



E no fim de semana passado aconteceu o tão esperado reencontro! Foi emocionante poder conviver novamente com alguém que foi tão importante pra minha carreira e pra minha vida. Conversamos muito, relembramos o passado e confirmamos muitos projetos para o futuro. Iñaki, além de professor, agora é um grande amigo. Que alegria!


Nenhum comentário:

Postar um comentário